Sobre o Roteiro de Fontes do Arquivo Nacional para a História Luso-Brasileira

Criado em 1838, o Arquivo Nacional guarda cerca de 50 quilômetros lineares de documentos, entre os quais, registros significativos da história luso-brasileira. Ao longo dos mais de 160 anos da Instituição, esses fundos e coleções foram descritos e analisados em inúmeros instrumentos de pesquisa e tornaram-se objeto de estudo das mais variadas tendências historiográficas.

O Roteiro de fontes do Arquivo Nacional para a história luso-brasileira, séculos XVI-XIX é uma base de dados desenvolvida por historiadores da Divisão de Pesquisa e Difusão do Acervo, da Coordenação-Geral de Acesso e Difusão Documental, do Arquivo Nacional e abrange um universo de três mil e quinhentos conjuntos documentais. A totalidade do acervo relativo ao período (século XVI até a Independência) foi indexada por temas, lugares e nomes de instituições ou indivíduos, procurando respeitar a especificidade da documentação arquivística. As pesquisas incluem, ainda, o fundo (proveniência), o conjunto documental e o título do instrumento de pesquisa relativo a este conjunto. O campo destinado às observações indica a existência de documentos em língua estrangeira, e outras informações complementares. Desta forma, o pesquisador poderá estabelecer, a partir de seu interesse, o conjunto de fontes a ser consultado.

Um exemplo de pesquisa pode ser a seleção, no campo descritores toponímicos, da capitania da Bahia; no campo descritores temáticos, da medicina, e como datas-limite, 1720-1780, obtendo-se 14 ocorrências de documentos que reúnem essas três informações. O resultado da pesquisa relaciona as ocorrências. Cada ocorrência abre-se como um formulário, com a totalidade dos dados daquele conjunto documental.

Acesse a base e seja bem-vindo ao maior acervo colonial do país.

FICHA TÉCNICA

Coordenadora executiva
Maria do Carmo Teixeira Rainho

Coordenadora técnica
Cláudia Beatriz Heynemann

Supervisores
Vivien Ishaq
Oswaldo Munteal Filho

Assistentes de Pesquisa
Fabiano Vilaça dos Santos
Flávia Maria de Carvalho
Nívia Pombo Cirne dos Santos

Estagiários
Abdala Farah Neto, Adriana da Costa Goulart, Agda Cristina Gomes de Azevedo, Aline Ramos Brandão, Amanda Brum Ribeiro, Ana Beatriz Ramos de Souza, Ana Maria Silva Figueira, Ana Luíza Marques, Ana Teresa Araújo Vasconcelos, Andréa Martins Alves Silva, Andréa Nunes de Oliveira, Ângelo Juliano da Costa e Silva Coutinho, Arlen Arruda Pereira, Áureo Adriano Pinto da Gama, Carlos Eduardo de Almeida Branco, Carla Regina Gomes dos Santos, Carlos Antônio Coelho, Carlos André Lopes da Silva, Carlos Eduardo Martins da Silva, Carlos Marcelo da Fonseca Pereira Jorge, Carolina Braga Dutra, Caroline Brandão Barreto, Catarina Pires Garcia, Claudia Andréa Ramos Figueiredo, Claudia Maria Gomes Guimarães, Daiana Crus Chagas, Danielle Siqueira Silva, Evaldo de Abreu Vieira Filho, Francisco das Chagas de Alcântara Araripe, Gabriela de Souza Gonçalves, Geórgia da Costa Tavares, Isabela Santana Ferreira, Jane Bonsucesso Moreira, Jaqueline Alves Paz, Keila Sabrina dos Anjos de Abreu, Kessy da Silva Costa, Lucas Barros de Castro, Luiz Antônio Silva, Marcelo Fernandes Rollo, Marcelo Pellogio, Maria do Carmo Cardoso de Souza, Maria do Rosário Alves Moreira da Conceição, Maria de Fátima Barbosa da Silva, Mariana dos Santos Ribeiro, Marieta Pinheiro de Carvalho, Mauro Maturana Cardoso, Monique Sochaczewski Batista, Patrícia Gonçalves Fonseca, Pedro Henrique Souza da Silva, Raquel Paz dos Santos, Renata Tavares Santos, Reynaldo Lopes Salvini, Robson Teixeira Alves, Samantha Pinheiro Cardoso, Sandra Seabra Alencar Cordeiro, Sérgio Hamilton da Silva Barra, Simone Amaral Macedo de Oliveira, Suzana Barbosa de Araújo, Talita Veloso Cerveira, Tatiane Lopes dos Santos, Thaís Elisa Silva da Silveira, Vivian Carvalho Duarte, Viviane de Oliveira Lima, Viviane Rodrigues Jorge.

Desenvolvimento do sistema
Marco Aurélio Carvalho dos Santos

©2012 Arquivo Nacional
Todos os direitos reservados

Topo