Glossário de Base de Dados

Conjunto documental
Corresponde ao título atribuído a uma unidade de arquivamento; subdivisão do fundo.
Ex.: Registro Geral de Ordens Régias.

Notação
Código atribuído pelo Arquivo Nacional ao conjunto documental. É através desta notação que o documento é solicitado na Seção de Consultas. Ex.: Códice 64, vol. 20.

Datas-limite
Elemento de identificação cronológica de uma unidade de arquivamento ('Registro Geral de Ordens Régias'), em que são indicadas as datas de início e de término do período abrangido pela documentação ('1753-1794'). Na 'Identificação' o pesquisador utilizará esse campo para delimitar o seu período de interesse podendo selecionar, simultaneamente, outros campos da base. Ex.: o pesquisador seleciona o descritor temático 'medicina' e no campo 'datas-limite' digitará um intervalo de tempo.

Fundo ou coleção
Título atribuído à principal unidade de arranjo nos arquivos permanentes, segundo um critério de proveniência (uma mesma fonte geradora de arquivos) ou temático. Ex.: O conjunto documental 'Registro Geral de Ordens Régias' pertence ao fundo Secretaria do Estado do Brasil.

Código do fundo ou coleção
Código indentificador atribuído a cada fundo. Pode ser um argumento para pesquisar todos os conjuntos documentais que pertencem a um fundo ou coleção. Ex.: O fundo 'Secretaria do Estado do Brasil' tem o código 86.

Microfilme
Esse campo só deve ser utilizado se o pesquisador souber o número do microfilme e desejar ver o formulário do documento microfilmado.

Descritores onomásticos
Nomes de instituições e pessoas indexados em cada 'conjunto documental'. O termo pode ser digitado diretamente ou escolhido a partir de 'para selecionar clique aqui'. Ex.: Conselho Ultramarino.

Descritores toponímicos
Nomes de lugares (cidades, vilas, portos etc.) indexados em cada 'conjunto documental'. O termo pode ser digitado diretamente ou escolhido a partir de 'para selecionar clique aqui'. Ex.: Rio Grande de São Pedro do Sul.

Descritores temáticos
Assuntos atribuídos na indexação de cada conjunto documental. Muitos se desdobram em subordinações. O termo pode ser digitado diretamente ou escolhido a partir de 'para selecionar clique aqui'. Ex.: medicina.

Observações:
Campo reservado a informações gerais como: documentos que são cópias ou complemento de outros; existência de documentos em língua estrangeira ou aspectos considerados relevantes. A principal pesquisa que esse campo permite é a de documentos em língua estrangeira. Ex.: documentos em latim.

©2012 Arquivo Nacional
Todos os direitos reservados

Topo