04 a 06 de junho de 2013 / Arquivo Nacional - Praça da República, 173, Centro / Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Navegação
  .: Apresenteção
  .: Programação (PDF)
  .: Palestrantes
 .: Inscrições
 .: Sessões Temáticas
Interação
  .: Como Chegar
  .: Fotos
  .: Links
  .: Fale Conosco
 

Cartaz

(JPG)

 

Última Atualização

14/05/2013

 
Créditos

  

Palestrantes

 

Conferência de abertura

Claudio Fonteles
Membro da Comissão Nacional da Verdade, Brasil
 

Foi Procurador-Geral da República entre 30 de junho de 2003 e 29 de junho de 2005. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília em 1969, tornou-se mestre em Direito em 1983. Foi estagiário da Defensoria Pública e assessor do MPF, onde ingressou por concurso em 1973. Na Procuradoria Geral da República coordenou a área criminal (1991) e a antiga Secretaria de Defesa dos Direitos Individuais e Interesses Difusos (1987) na qual lutou pela demarcação de terras indígenas. Atua como voluntário em projetos de assistência a populações carentes e dependentes químicos. É professor de doutrina social da Igreja no curso de Teologia da Arquidiocese de Brasília. É o atual coordenador da Comissão Nacional da Verdade.


Arquivos da repressão e arquivos da resistência: experiências internacionais

Bruno Groppo
Université de Paris1/CNRS/CHS
 

Possui doutorado em Ciência Política pelo Institut d’Etudes Politiques (IEP), Paris (1980). Suas pesquisas tem se centrado na questão da história e memória de militantes de esquerda nos regimes autoritários do cone sul, com destaque para os trabalhos realizados na Argentina e Chile. Organizou e contribuiu em várias obras publicadas em francês, alemão, italiano, inglês e espanhol. Dentre elas podemos destacar: « Le siècle des communismes », sous la dir. de Michel Dreyfus, Bruno Groppo, Claudio S. Ingerflom, Roland Lew, Claude Pennetier, Serge Wolikow, Paris, Les Editions de l'Atelier, 2000, 542 p.

Luciana Quillet Heymann
CPDOC/FGV, Brasil
 

Possui graduação em História (UFRJ), mestrado em Antropologia Social (Museu Nacional) e doutorado em Sociologia (IUPERJ). Desde 1986 integra o setor de Documentação do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV). É professora da Escola de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC), ambos ligados ao CPDOC, sendo a atual coordenadora do PPHPBC. Desenvolve pesquisas no campo da sociologia da memória, investindo sobre os processos sociais de construção e institucionalização de acervos privados como patrimônio público e sobre políticas memoriais e usos do passado em contextos de luta por direitos.

Fabíola Heredia
Archivo Provincial de la Memoria de la Provincia de Córdoba, Argentina


Licenciada em Ciência Política pela Universidad Católica de Córdoba. Mestre em Antropología pela Universidad Nacional de Córdoba. Doutoranda em Antropología. Seus temas de investigação estão centrados nos estudos sobre corpo, violência e direitos humanos. Trabalha na área de pesquisa do Archivo Provincial de la Memoria de la Provincia de Córdoba realizando uma pesquisa documental nos arquivos elaborados pelo terrorismo de Estado para fins reparatórios, no plano pessoal, e probatórios nos âmbitos judiciais.

Nancy Nicholls Lopeandía
Escuela de Historia de la Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Chile


Historiadora. Doutora em Sociologia, Universidade de Essex. Docente da Escuela de Historia de la Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Publicou, entre outros, o livro: “Para Una Historia De Los Derechos Humanos En Chile” (2005), relatando a história institucional da fundação de ajuda social das igrejas cristãs FASIC 1975 – 1991. Algumas de suas publicações recentes são: 'La historia reciente en Chile: explorando la subjetividad a través de la narrativa oral y el video documental', Revista Praxis, UDP, 2009 y 'Los Archivos de la Represión: de la polifonía de las voces a la construcción de inteligibilidad.

Marco Aurélio Santana (mediador)
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ)
 

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) com Estágio Doutorando na University of Manchester (1995-1996) e Pós-Doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2006). Atualmente é Professor Adjunto de sociologia do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS-UFRJ). Desde de 2012 é presidente da Comissão de Altos Estudos do Memórias Reveladas - Arquivo Nacional. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Trabalhadores, Sindicalismo, Lutas Sociais, Ditadura Militar, Partidos e Movimentos de Esquerda, História Oral e Memória Social.


Arquivos da ditadura e acesso à informação

Jaime Antunes da Silva
Arquivo Nacional


É diretor-geral do Arquivo Nacional desde 1992 e dois anos depois assumiu a presidência do Conselho Nacional de Arquivos. É também presidente da Comissão Luso-Brasileira de Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental - Seção Brasileira, desde 1996, e em 2010 assumiu a presidência da Associação Latino-americana de Arquivos (ALA, foi vice de 1999 a 2005). Atuou em 2003 como presidente do Fórum de Diretores de Arquivos Nacionais do Mercosul e, em 1999, foi membro do Comitê Intergovernamental do Programa de Desenvolvimento dos Arquivos Ibero-americanos. É professor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Paulo Knauss
Departamento de História, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
 

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998), tendo realizado pós-doutorado na Universidade de Estrasburgo, França (2006). Desenvolve pesquisas na área de História sobre as relações entre Memória e Patrimônio Cultural, explorando os campos da história da arte, história da imagem, história da cartografia, história oral, história urbana e historiografia. É professor do departamento de História e do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense e exerce a função de Diretor Geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. É autor de vários trabalhos, entre os quais o livro em co-autoria Brasil: uma cartografia (Casa da Palavra, 2010).

Paulo Abrão
Secretaria Nacional de Justiça/MJ
 

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Direito pela Unisinos (2000). Especialista em Direitos Humanos e Processos de Democratização pela Universidade do Chile (2010). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). É professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professor convidado do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB). É juiz do Tribunal para a Justiça Restaurativa em El Salvador (2009). É Membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo. É presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. É Secretário Nacional de Justiça. É membro diretor da International Coalition of Sites of Conscience. É organizador das seguintes obras publicadas: "Repressão e Memória Política no Contexto Ibero-Americano" (Universidade de Coimbra/MJ), "Anistia na Era da Responsabilização: contexto global, comparativo e introdução ao caso brasileiro" (Universidade de Oxford/MJ). Pertence ao Conselho Editorial de diferentes revistas científicas, entre elas: Revista "Anistia Política e Justiça de Transição" (ISSN 2175-5329), a qual preside.
Arquivos dos movimentos sociais e ditadura

Aldo Escobar
Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro - CPV
 

Jornalista, bacharelado em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Por mais de dez anos, ministrou cursos de comunicação para trabalhadores, tendo como parâmetros teórico-metodológicos básicos os conceitos paulofreireano e os autores que pesquisaram a comunicação na perspectiva do estudo da indústria cultural desenvolvido pela Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Assessor do Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro, milita na área do jornalismo social. É funcionário público no Espírito Santo.

Angélica Muller
Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
 

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), mestrado em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), doctorat d'Histoire pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (2010) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO; é também pesquisadora associada do Centre d'Histoire Sociale du XXème Siècle (Paris 1 - Panthéon Sorbonne); Ex-coordenadora do Projeto Memória do Movimento Estudantil; Consultora do Centro de Estudos e Memória da Juventude; Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Intelectuais, Instituições e Sociedade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento estudantil, UNE, regime militar, história política e memória.


Antonio Celso Ferreira
Centro de Documentação e Memória da UNESP - CEDEM
 

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1973), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em História Social pela mesma instituição (1993). É prof. titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Exerce atualmente o cargo de Coordenador do CEDEM - Centro de Documentação e Memória da UNESP. Participa da diretoria da ANPUH nacional como Primeiro Secretário (biênio 2011-2013). Intrega o Conselho Consultivo do projeto Memórias Reveladas do Arquivo Nacional. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e República, atuando principalmente nos seguintes temas: historia e literatura, historiografia e história de São Paulo, literatura paulista, modernismo em Sao Paulo, história cultural, teoria e narrativa da história, ciências humanas e tecnociências, universidade e sociedade. Autor de vários livros, capítulos, artigos e prefácios, co-organizador de três obras.



Maria Rosângela Batistoni
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
 

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1972) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Docente da Faculdade de Serviço Social da PUCSP (1978-2205). Atualmente, é professor adjunto da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em fundamentos, trabalho e formação profissional, trabalho e questão social, atuando, principalmente, nos seguintes temas: fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social; formação profissional; trabalho, classes sociais e movimento operário. Membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas. É membro do IIEP – Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas, onde participa do projeto “Memória da Oposição Sindical Metalúrgica-SP”.



Inez Stampa (mediadora)
Arquivo Nacional e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) e em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, atua na coordenação do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional. É também professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e pesquisadora na área de Serviço Social, trabalho e políticas sociais. Tem experiência nas áreas de Serviço Social, Sociologia e Arquivologia, com ênfase em estudos sobre o trabalho, desenvolvendo, principalmente, os seguintes temas: trabalho, trabalhadores, sindicalismo, política social e memória social.


Informação, documento e arquivo: a questão da verdade

Icléia Thiesen
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
 

Possui graduação em Museologia pelo MHN (1972), graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1980), especialização em Informação e Documentação Científica (UFRJ/IBICT), 1987, mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós-doutorado em Ciência da Informação na Université Paul Sabatier, Toulouse III (2008). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase nos estudos históricos e epistemológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: informação, memória e história, memória, espaço e oralidade, história oral, memória institucional; imagens da clausura; documentos sensíveis.

Vicente AC Rodrigues
Arquivo Nacional e Universidade Federal do Rio de Janeiro


Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é assistente do diretor-geral do Arquivo Nacional para o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas. Integra os grupos de pesquisa Teoria do Estado e Globalização (UFRJ) e Trabalho e Políticas Públicas (PUC-Rio).

Benito Bisso Schimdt
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/ Associação Nacional de História - ANPUH
 

É licenciado (1990) e bacharel (1992) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestre em História pela mesma instituição (1996) e doutor em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002), com estágio no Centre d'Histoire Sociale du XXe Siècle (Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne) (2001). Foi professor do Departamento de Biblioteconomia e História da Fundação Universidade do Rio Grande - FURG (1992-1993). Atualmente, é Professor do Departamento (desde 1994) e do Programa de Pós-Graduação (desde 2003) em História da UFRGS. Foi Maître de Conférences na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS, Paris (2005 e 2009-2011). Atualmente é presidente da ANPUH (gestão 2011-2013). Dirigiu o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região entre 2008 e 2011. Ministra disciplinas na área de Teoria e Metodologia da História e pesquisa sobre temas como: gênero biográfico, história social da memória, história do trabalho, história das relações de gênero e ditaduras na América Latina.


Georgete Medleg Rodrigues

Universidade de Brasília – UNB


Pós-doutorado na Université de Paris X (Département de sciences juridiques, administratives et politiques/Bibliothèque de Documentation Internationale Contemporaine -BDIC, Nanterre, França, 2008-2009). DEA (Diplôme détudes approfondies, 1992) e Doutorado (1998) em História, ambos pela Université de Paris(Paris IV- Sorbonne). Professora convidada da Ecole Nationale des Chartes, Paris, em fevereiro de 2011. Mestre em História pela Universidade de Brasília (1990). Graduada (bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1982). Todas as titulações foram financiadas com bolsa do CNPq, assim como o pos-doutorado. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade de Brasília onde leciona no Curso de graduação em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação. Desde outubro de 2009 é diretora de Pós-Graduação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília. Os temas de pesquisa e ensino com os quais trabalha têm buscado refletir sobre a constituição da Arquivística como disciplina no Brasil, a formação acadêmica dos arquivistas e sua inserção no mundo do trabalho; sobre os arquivos nas suas dimensões social, cultural e política, com ênfase no acesso às informações arquivísticas (políticas públicas nacionais e internacionais de acesso) e arquivos como memória e patrimônio documental. É líder do Grupo de Pesquisa “Políticas de informação do Estado e a gestão dos patrimônios documentais” certificado pela UnB e cadastrado no CNPq. É membro da Câmara Técnica de Normalização da Descrição Arquivística do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) do Arquivo Nacional.

Ricardo Pimenta (mediador)
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT/ Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ


Pesquisador Adjunto I do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Historiador, com mestrado em Memória Social e Documento (2006) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, e doutorado em Memória Social (2010) pela mesma instituição, com estágio doutoral (2007 - 2008) na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS de Paris. É membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas e professor do Departamento de História do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).


 


u
© 2013 Seminário Internacional Documentar a Ditadura
e-mail: memoriasreveladas@arquivonacional.gov.br
 
Promoção:
 

Apoio: